A vida sobre 2 rodas em Londres!

O Clima

Nesses 2 anos que vivi na Inglaterra, possuí uma moto por 1 ano, e a utilizei para ir ao trabalho todos os dias da semana, morei um tanto distante do trabalho, 12 milhas (19 km), percorria pelo menos 24 milhas (38 km) todos os dias, ou seja diversão garantida todos os dias!

Muita gente logo pensa: Moto em Londres? Você deve tomar chuva todos os dias!

Não, não é bem assim, mas o dito popular diz que no Reino Unido chove muito, eu, nesses 2 anos, cheguei a conclusão que aqui não chove tanto assim, sinceramente acho que em São Paulo chove mais do que em Londres.
Sim, na maioria dos dias do ano o céu está nublado, mas lhe digo que eu enfrentei mais chuvisco do que propriamente chuva, a maioria dos dias chuvosos que enfrentei, foram apenas chuviscos, onde nem era necessário utilizar roupas apropriadas para chuva, graças a proteção aerodinâmica fornecida pela minha moto, com parabrisa e carenagem protegendo as pernas. Posso dizer que sofro mais com ventos laterais, aqui na Inglaterra, do que com chuva! Ô lugarzinho pra ventar!

Os Ingleses e as motos.

Assim como os brasileiros, os ingleses também são apaixonados por motos, a diferença é que aqui, é muito mais fácil comprar uma moto de média e alta cilindrada, então é muito comum ver motos grandes rodando pelas ruas, mas como em toda a Europa, o sucesso de vendas ainda são as scooters.
Conduzir no transito Londrino é tão perigoso quanto em São Paulo, os espaços são acirradamente disputados entre uma legião de ciclistas, muitos ônibus, taxis, motocicletas, carros e courriers (motoboys, falarei mais deles adiante…). Onde os pedestres, os ônibus e os ciclistas têm prefência total sobre os demais veículos, o que eu acho corretíssimo, mas o problemas é que alguns ciclistas abusam um pouco disso, então é necessário atenção redobrada pra prever o que alguns abusados ciclistas possam vir a  fazer, sem nenhum aviso prévio, como por exemplo simplesmente trocar de faixa sem ao menos olhar para os lados… o mesmo exemplo vale para alguns motoristas de ônibus!
Mas no geral, o trânsito Londrino não é de todo mal, pelo contrário, no geral os ingleses são pacientes e educados no trânsito, já a maioria dos imigrantes não!

Carteira de motorista Inglesa.

O processo para obter uma carteira de motorista na Inglaterra é algo que o Brasil deveria copiar.
Para obter uma carteira de motorista para motocicletas, e estar apto para guiar motos de qualquer cilindra você precisa fazer 4 provas:

  • Prova teórica com 50 perguntas de múltipla escolha, onde você deve acertar um mínimo de 43 questões. Confesso que acertei 44, passei por pouco… Mas posteriormente ao meu teste, descobri que as 50 perguntas são escolhidas dentre 200 questões, então se você praticar, fazendo o teste online umas 4 ou 5 vezes, em alguns sites de auto-escola, você conhecerá praticamente todas as questões possíveis da prova, o que ajuda muito!
  • Prova de “perigos” e atenção. Essa é bem simples, na verdade é a segunda etapa da prova teórica, feita no mesmo dia, no mesmo local. Você senta em frente de um computador e assiste a um video de uma moto andando pelas ruas, com a camera no ponto de vista da moto, como se você fosse o motorista, e toda vez que você ver um perigo ou algo que fará você reduzir ou aumentar a velocidade, você deve dar um click no mouse, passará quem fizer o mínimo de 44 pontos dos 75 possíveis.
  • Curso CBT, esse não é bem uma prova, e sim um curso prático de 1 dia, onde você conhece todas as funções básicas da motocicleta e aprende a noções básicas para se conduzir uma motocicleta de até 125cc. Após realizar esse curso de 1 dia você estará automaticamente apto a guiar motos de até 125cc, mas com 2 condições: sempre utilizar uma placa com a letra “L” na sua moto (L de Learner ou Aprendiz) e nunca dirigir em autoestradas, já que motos menores qde 125cc são proíbidas em rodovias.
  • Para guiar motos com mais de 250cc você precisa passar pelo DAS (Direct Acess – Acesso Direto). Que se baseia em 1 teste prático divido em 2 etapas: Etapa 1 é um teste parecido com o brasilero, mas com uma moto de alta cilindrada, onde você deve realizar manobras com a moto dentro de um circuito, fazer o 8, estacionar, empurrar a moto, guiar a moto em baixa velocidade, fazer uma parada de emergencia e responder 2 perguntas técnicas sobre a moto. Passando essa etapa você deve fazer a segunda etapa, que se baseia em um passeio de 45 minutos pelas ruas da cidade, onde o fiscal fica numa segunda moto, lhe seguindo, e lhe dando as coordenadas, via rádio, do que você deve fazer e pra onde seguir. Essa é uma etapa que exige atenção, pois qualquer descuído ou vício de pilotagem pode lhe reprovar, mas se você seguir as dicas do seu instrutor de auto-escola fica fácil passar. Geralmente para realizar essas provas, as auto-escolas exigem um mínimo de 3 sessões de treinamento anteriores a prova. Inicialmente pensei que as auto-escolas queriam me tirar mais dinheiro, mas percebi que realmente é interessante fazer as aulas, pois eles lhe ensinam todos os macetes da prova e pegam no seu pé para você abandonar os vícios de pilotagem adiquiridos durantes os anos, que muitas vezes nem notamos que possuímos, como por exemplo dirigir sempre com os dedos sobre a manete da embreagem e freio, ou apertar o freio com somente 2 dedos, esses são detalhes que se você executar durante a prova prática você cometerá faltas leves, e bastam 3 faltas leves ou 1 falta grave para você reprovar.

Pode parecer idiota da minha parte, mas realmente não acho correto o cidadão tirar carteira de motorista em uma 125cc, e nas ruas, pilotar uma 1100cc. Sou sim a favor de uma segunda prova para motos de alta cilindrada. Não garanto que isso diminuiria o número de acidentes, mas com certeza teríamos motoristas mais bem preparados nas ruas!

Brasileiros sobre 2 rodas em Londres.

Se eu tivesse que fazer uma estatística arredondada, sem nenhum fundamento científico, apenas um chute, eu diria que cerca de 50% ou 60% de Todos os brasileiros vivendo em Londres, legalmente ou ilegalmente, trabalham ou já trabalharam como entregadores, motoristas ou motoboys (quando digo motoboy, quero generalizar todos os tipos de entregas feita com uma moto, eu sei que muitos não gostam de ser chamados assim, mas me desculpem, mas para mim a profissão é motoboy, como qualquer pessoa que opere uma camera será chamada por mim de cameraman, mesmo muitos preferindo ser chamados de operador de camera ou ainda diretor de fotografia….hehehe)…
…Mas “anyway”…. Também posso afirmar também que 50% de Todos os motoboys de Londres são Brasileiros.

Ser um motoboy, “courrier”, ou “multi-drop” em Londres até 2010, geralmente dava uma grana boa, era uma profissão muito bem remunerada, especialmente para os brasileiros, que naturalmente conseguem fazer o maior número de entregas no menor tempo possível. Mas nos últimos meses isso vem mudando, muitas empresas mudaram a forma de trabalhar e a forma de pagar os seus empregados, por isso hoje já não é tão vantajoso se arriscar nas ruas de Londres sobre 2 rodas, mas sim, ainda existe um número respeitável de motoboys nas ruas… E aqui está acontencendo a mesma coisa que aconteceu no Brasil alguns anos atráz, o Trânsito está tendo que se adaptar aos Motociclistas, em vez dos Motociclistas se adaptarem ao Trânsito!

Deixe um comentário

Protected by WP Anti Spam