Nesses 2 anos que vivi na Inglaterra, possuí uma moto por 1 ano, e a utilizei para ir ao trabalho todos os dias da semana, morei um tanto distante do trabalho, 12 milhas (19 km), percorria pelo menos 24 milhas (38 km) todos os dias, ou seja diversão garantida todos os dias!
Muita gente logo pensa: Moto em Londres? Você deve tomar chuva todos os dias!
Não, não é bem assim, mas o dito popular diz que no Reino Unido chove muito, eu, nesses 2 anos, cheguei a conclusão que aqui não chove tanto assim, sinceramente acho que em São Paulo chove mais do que em Londres.
Sim, na maioria dos dias do ano o céu está nublado, mas lhe digo que eu enfrentei mais chuvisco do que propriamente chuva, a maioria dos dias chuvosos que enfrentei, foram apenas chuviscos, onde nem era necessário utilizar roupas apropriadas para chuva, graças a proteção aerodinâmica fornecida pela minha moto, com parabrisa e carenagem protegendo as pernas. Posso dizer que sofro mais com ventos laterais, aqui na Inglaterra, do que com chuva! Ô lugarzinho pra ventar!
Assim como os brasileiros, os ingleses também são apaixonados por motos, a diferença é que aqui, é muito mais fácil comprar uma moto de média e alta cilindrada, então é muito comum ver motos grandes rodando pelas ruas, mas como em toda a Europa, o sucesso de vendas ainda são as scooters.
Conduzir no transito Londrino é tão perigoso quanto em São Paulo, os espaços são acirradamente disputados entre uma legião de ciclistas, muitos ônibus, taxis, motocicletas, carros e courriers (motoboys, falarei mais deles adiante…). Onde os pedestres, os ônibus e os ciclistas têm prefência total sobre os demais veículos, o que eu acho corretíssimo, mas o problemas é que alguns ciclistas abusam um pouco disso, então é necessário atenção redobrada pra prever o que alguns abusados ciclistas possam vir a fazer, sem nenhum aviso prévio, como por exemplo simplesmente trocar de faixa sem ao menos olhar para os lados… o mesmo exemplo vale para alguns motoristas de ônibus!
Mas no geral, o trânsito Londrino não é de todo mal, pelo contrário, no geral os ingleses são pacientes e educados no trânsito, já a maioria dos imigrantes não!
O processo para obter uma carteira de motorista na Inglaterra é algo que o Brasil deveria copiar.
Para obter uma carteira de motorista para motocicletas, e estar apto para guiar motos de qualquer cilindra você precisa fazer 4 provas:
Pode parecer idiota da minha parte, mas realmente não acho correto o cidadão tirar carteira de motorista em uma 125cc, e nas ruas, pilotar uma 1100cc. Sou sim a favor de uma segunda prova para motos de alta cilindrada. Não garanto que isso diminuiria o número de acidentes, mas com certeza teríamos motoristas mais bem preparados nas ruas!
Se eu tivesse que fazer uma estatística arredondada, sem nenhum fundamento científico, apenas um chute, eu diria que cerca de 50% ou 60% de Todos os brasileiros vivendo em Londres, legalmente ou ilegalmente, trabalham ou já trabalharam como entregadores, motoristas ou motoboys (quando digo motoboy, quero generalizar todos os tipos de entregas feita com uma moto, eu sei que muitos não gostam de ser chamados assim, mas me desculpem, mas para mim a profissão é motoboy, como qualquer pessoa que opere uma camera será chamada por mim de cameraman, mesmo muitos preferindo ser chamados de operador de camera ou ainda diretor de fotografia….hehehe)…
…Mas “anyway”…. Também posso afirmar também que 50% de Todos os motoboys de Londres são Brasileiros.
Ser um motoboy, “courrier”, ou “multi-drop” em Londres até 2010, geralmente dava uma grana boa, era uma profissão muito bem remunerada, especialmente para os brasileiros, que naturalmente conseguem fazer o maior número de entregas no menor tempo possível. Mas nos últimos meses isso vem mudando, muitas empresas mudaram a forma de trabalhar e a forma de pagar os seus empregados, por isso hoje já não é tão vantajoso se arriscar nas ruas de Londres sobre 2 rodas, mas sim, ainda existe um número respeitável de motoboys nas ruas… E aqui está acontencendo a mesma coisa que aconteceu no Brasil alguns anos atráz, o Trânsito está tendo que se adaptar aos Motociclistas, em vez dos Motociclistas se adaptarem ao Trânsito!
Anterior
Previsão de gastos – Orçamento!
Próximo
Nosso primeiro grande obstáculo!
Redes Sociais